Mude o cenário
- Mariângela Pagano
- 10 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2021

Um primeiro encontro é sempre inesquecível. Tem de ser. Por isso, a gente se prepara para ele, se veste, se enfeita, se perfuma, enquanto o coração bate rapidinho de emoção. Inaugurando esta coluna, é assim que eu me sinto – emocionada e levemente ansiosa, mesmo que a conversa gire em torno de algo que conheço tão bem como o feng shui. Mais do que investir no visual, me preparei para lhe trazer nesta primeira vez – e sempre – os segredos do bem-estar em casa. Aceite meu convite para conhecer melhor sua morada!
Certamente já aconteceu com você: só de entrar em determinado ambiente, se viu tomada por sensações ingratas, mesmo sendo o lugar bonito, bem decorado, cheio de estilo. Num mesmo endereço, pode haver espaços tão agradáveis e outros nem tanto – isso é intrigante e merece atenção quando se quer viver e morar bem. Antes de tudo, entenda que a relação que você estabelece com sua casa revela um padrão de comportamento.
Quer um exemplo? Aquela gaveta onde você junta todo tipo de bugigangas pode ser o reflexo de um coração cheio de pequenas mágoas, probleminhas mal resolvidos e conflitos que vêm de longe. “Um dia vou arrumar tudo”, você diz a si mesma, mas esse dia nunca chega. Da mesma forma, nunca vai chegar o dia de dar aos pequenos dramas sua verdadeira dimensão, eliminando-os, resolvendo-os, renovando as energias do ambiente. Tudo porque você ainda não percebeu que é possível mudar o cenário. Promover harmonia ao seu redor faz a harmonia retornar para sua vida – é sobre isso que quero falar. É disso que o feng shui – técnica de harmonização do ambiente – fala há mais de 5 mil anos. Não basta, porém, pendurar um sino de vento na janela ou colocar um espelho na entrada. Que fique claro: desconheço qualquer objeto mágico capaz de energizar um ambiente como num passe de mágica. Melhor assim – já imaginou o valor infinito de tal objeto? E, se quebrasse, o mundo perderia de vez o equilíbrio? A transformação que o feng shui proporciona ocorre em nível pessoal e interno. Quando você se dispõe a atuar num lugar – seja simplesmente arrumando uma gaveta, reciclando suas roupas, seja finalmente colocando em uso aquela louça maravilhosa reservada só para ocasiões especiais –, você passa a dirigir o cenário à sua volta, assumindo mais controle sobre sua casa e sua vida. Essa predisposição para a mudança faz tudo vibrar a seu favor.
Comece agora. Já. Que tal dar um jeito naquela gaveta? Não custa nada. Não exige qualquer material. Só pede um pouco do seu tempo. Se uma gaveta arrumada lhe parece muito pouco, encare-a como o primeiro passo de um projeto de mudança. A atitude, por menor que seja, merece ser celebrada. Dê a si mesma um maço de flores para se lembrar dessa nova direção. A proposta não é apenas redecorar a casa, mas também enfeitar e dar leveza à alma.
コメント