Quando o trabalho mora em casa
- Mariângela Pagano
- 7 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jul. de 2021

Transferir o escritório para casa revelou-se uma alternativa muito adequada aos novos tempos – é econômico e traz autonomia. Os empreendimentos imobiliários e os designers de interiores embarcaram na tendência e criaram soluções de funcionalidade e beleza para o chamado home office. Por sua vez, o feng shui, atento à evolução do morar, também volta seus olhos para esse cômodo.
A composição desse tipo de ambiente é delicada, pois nele convivem a energia da produção e a energia do descanso. Já a localização do cômodo na planta da casa deve ser ajustada com a orientação do bágua. Outra questão é a organização do espaço, a começar pela maneira como estão dispostos os objetos. Na maioria das vezes, o home office é improvisado e se resume a um computador colocado onde der num canto da sala ou num quartinho dos fundos. Essa falta de planejamento compromete a energia circulante e pode interferir no desempenho profissional. O espaço de trabalho deve ser atraente e agradável, um lugar que estimule a criatividade. Vale a pena investir em móveis ergonômicos, manter os fios de equipamentos eletrônicos camuflados e se livrar do que for desnecessário e feio.
Mesmo quem tem um home office especialmente projetado para esse fim deve estar atento para não comprometer a organização e a concentração. Trabalhar de frente ou de costas para a porta de entrada da casa, por exemplo, deixa a pessoa em constante alerta para quem chega, o que tira o foco do trabalho. O ideal é sentar-se próximo a uma fonte natural de luz, com iluminação constante e ventilação adequada.
É bom evitar ainda a tentação da informalidade total, criando pequenos cerimoniais que imprimam um tom de seriedade profissional ao ambiente. Não se vista de qualquer jeito nem atenda ao telefone com displicência ou largue a papelada espalhada – tudo isso inter- rompe o fluxo da energia de produção.
É claro que um home office já nasce com a vocação para a flexibilidade e inevitavelmente se mistura um pouco com a casa. Você pode se permitir uma música ambiente, vasos de flores, uma decoração bem do seu gosto. Afinal, essa é uma das vantagens de ser a dona do lugar! Considere ainda que a organização do espaço depende muita da natureza do trabalho. Algumas atividades exigem certo grau de desordem criativa, enquanto outras só conseguem fluir se o lugar estiver em perfeita harmonia. Esse limite cada pessoa tem de estabelecer. O que mais importa para trabalhar bem é estar confortavelmente instalada e se sentir à vontade. Não há lugar melhor para conquistar isso do que a própria casa.
Comments